23 de outubro de 2026

Lula precisa vencer. Agora, parece que ele consegue.

A vitória de Flávio Bolsonaro nas eleições no Brasil levaria os mafiosos ao poder e recompensaria a interferência da Casa Branca e dos reacionários de Miami. Na reta final da campanha, Bolsonaro não parece mais invencível.

Benjamin Fogel

Jacobin

Nos últimos anos, a direita brasileira frequentemente dominou a política nas ruas. Na reta final da campanha, apoiadores do presidente Lula ocuparam o espaço público, na esperança de que sua mobilização possa aumentar a taxa de comparecimento às urnas e contrariar as pesquisas eleitorais. (Mateus Bonomi / Anadolu via Getty Images)

À medida que o Brasil se prepara para ir às urnas no domingo, as pesquisas mais recentes mostram que a vantagem de Flávio Bolsonaro sobre o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, está diminuindo. Um instituto de pesquisa, a Qeast, apontou o primogênito da prole de Jair com 45% das intenções de voto — apenas 1 ponto percentual à frente de Lula.

As taxas de rejeição de Flávio vêm subindo de forma constante desde seu desempenho desastroso no debate do último domingo. Embora ainda exista uma possibilidade real de o Brasil eleger o filho corrupto de um idiota condenado, três semanas após sua vitória no primeiro turno, também fica claro que Lula está de volta ao páreo, graças a uma mobilização histórica.

A campanha de Bolsonaro tem tentado, em grande medida, mantê-lo longe dos holofotes, apresentando-o como uma versão mais moderada de seu pai e difundindo um discurso de oposição ao governo atual por meio de influenciadores e aliados. Após vencer o primeiro turno com uma vantagem de 2%, Bolsonaro e seus aliados passaram a agir como se a eleição já estivesse ganha, chegando a anunciar nomes bizarros para um eventual ministério — como um ministro da Saúde contrário à ideia de que a saúde é um direito universal, princípio consagrado na Constituição brasileira. O nome escolhido pelo direitista (por ora) para o Ministério da Fazenda chegou a mencionar cortes no Bolsa Família e em outros programas sociais.

A saída de Flávio das sombras, durante o segundo turno, veio acompanhada por uma enxurrada constante de escândalos envolvendo seu nome. Uma reportagem publicada esta semana pela revista Piauí — o equivalente brasileiro à New Yorker — sintetiza bem o seu tipo de "moderação". No auge da pandemia de COVID-19, quando mil brasileiros morriam diariamente, ele participou de uma festa em um barco com um lobista de vacinas que tentava vender doses a preços superfaturados. Segundo relatos, o lobista teria presenteado Flávio com um relógio Rolex e levado prostitutas para a ocasião. Em suma, Flávio era a favor da vacinação, desde que isso lhe rendesse uma fatia dos lucros, uma orgia e um relógio — ao contrário de seu irmão Eduardo, que, de forma mais ideológica, abraçou o discurso antivacina nos moldes norte-americanos. Após conduzir uma campanha bastante acomodada no primeiro turno, que terminou em 4 de outubro, a campanha de Lula ganhou fôlego repentinamente, operando em grande parte fora das estruturas oficiais do Partido dos Trabalhadores (PT). Por exemplo, sob a liderança do deputado mineiro André Janones, há, desta vez, uma campanha digital estruturada: um canal no WhatsApp, chamado “Exército do Lula”, mobiliza seus mais de 8,2 milhões de seguidores para diversas missões. A estratégia de mensagens online — tanto direcionadas quanto orgânicas —, somada ao fato de Flávio ter sido forçado a revelar ao eleitorado quem ele realmente é, além de uma onda histórica de mobilizações nas ruas, conferem a Lula uma chance real de vitória. Lula e a esquerda também conquistaram uma vitória histórica para o movimento trabalhista no Brasil: a redução da jornada de trabalho para cinco dias de atividade e dois dias de folga, oficializada em 16 de outubro.

Resta saber se isso será suficiente para superar a intervenção dos EUA, a manipulação explícita por parte das Big Techs, as táticas sujas, a constante interferência eleitoral por parte de magistrados — incluindo decisões favoráveis ​​ao herdeiro do clã Bolsonaro —, e o que foi revelado como uma rede corrupta dentro de grandes empresas de mídia, empenhadas em garantir a derrota de Lula. O portal de notícias PL observou: “Decisões bizarras... incluindo a censura a uma peça publicitária da campanha que apenas apresentava o ‘histórico’ criminal de Flávio, com base em reportagens publicadas por grandes veículos de imprensa”. Outra matéria, da revista Piauí, sugeriu que o ministro Nunes Marques participou de uma festa com profissionais do sexo e cortes de carne nobres, organizada pelo banqueiro — e “irmão mais velho” de Flávio — Daniel Vorcaro, que poderia ser descrito como uma versão tropical de Jeffrey Epstein; um de seus amigos chegou a brincar, via WhatsApp, que Epstein não passava de um amador perto de Vorcaro.

Política eleitoral em uma era pós-sociedade civil

Esta é a terceira eleição que acompanho no Brasil e, de longe, a mais difícil de analisar — ​​em parte porque, como define Vincent Bevins, trata-se de uma “eleição pós-sociedade civil”. Vídeos curtos, selecionados por algoritmos personalizados, moldam o conteúdo político no que resta da esfera pública — exercendo uma influência maior do que a mídia tradicional ou até mesmo do que os notórios canais de desinformação no Telegram e WhatsApp, utilizados pelas campanhas de Bolsonaro em 2018 e 2022. Se, na eleição anterior, uma legião de YouTubers e podcasters iniciantes ditava a narrativa, hoje esse papel é desempenhado por milhares de influenciadores no Instagram e no TikTok; você só tomaria conhecimento deles se estivesse inserido em um algoritmo específico — seja sobre fitness, criptoativos ou dicas de beleza voltadas para mulheres evangélicas.

Isso ficou evidente no debate televisivo farsesco do último domingo, no qual Flávio — visivelmente treinado e estimulado — perseguiu Lula pelo palco, adotando as táticas sórdidas de Pablo Marçal, coach e ex-candidato à prefeitura de São Paulo (que está inelegível até 2032 por ter mentido sobre seu patrimônio naquela campanha). Flávio chegou, inclusive, a aventar a possibilidade de Marçal ocupar o cargo de um futuro “ministro da prosperidade”.

O fato de influenciadores das áreas de fitness e beleza, somados a aspirantes a streamers brasileiros, estarem agora promovendo narrativas de extrema-direita, integra o que o cientista político Miguel Lago descreve como uma “revolução cultural de direita” no Brasil. O filósofo Rodrigo Nunes analisa o fenômeno sob a ótica de “tecnologias de desintegração social”. A ideologia do empreendedorismo — alicerçada na crescente precarização do trabalho via aplicativos e na expansão da “economia da atenção” — fomenta um senso comum de direita, em parte porque o mundo é cada vez mais vivenciado como uma disputa hobbesiana de “todos contra todos”. Para os segmentos da sociedade excluídos do mercado de trabalho formal e das principais universidades públicas, a realidade descrita pelo bolsonarismo parece muito mais próxima de seu cotidiano do que os slogans da esquerda.

O resultado final indicará se a política das ruas é suficiente para contrapor alguns dos efeitos dessa desintegração social.

O ecossistema digital do bolsonarismo não é transparente; Não sabemos como o dinheiro ilícito circula, que negociações ocorrem fora das plataformas de redes sociais e como o bolsonarismo organiza suas relações internas. Segundo o renomado cientista político Marcos Nobre — baseando-se no trabalho de Paolo Gerbaudo —, esse fenômeno transformou o bolsonarismo em um partido de massas digital e militante, que detém cerca de 25% dos votos, ao mesmo tempo em que absorveu os partidos tradicionais do "centrão" — agremiações voltadas à obtenção de vantagens políticas e recursos estatais — valendo-se de uma estrutura partidária convencional. O Partido Liberal (PL), de Bolsonaro, é hoje a força dominante tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. Isso não ocorreu em detrimento da esquerda — que, na verdade, ampliou sua representação no Congresso —, mas sim às custas de partidos de centro-direita de perfil autoritário à moda antiga, ou de legendas que, embora um pouco mais democráticas, funcionam como máquinas partidárias tradicionais.

A política das ruas

Descrevi o primeiro turno da eleição como sendo, em grande medida, definido por uma polarização apática; o segundo turno foi diferente. O Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula, e seus apoiadores demonstraram, nas últimas semanas, que são capazes de mobilizar milhões de pessoas em manifestações de rua. De certa forma, o resultado final indicará se a política das ruas é suficiente para contrapor alguns dos efeitos da desintegração social.

Desde o momento em que a direita aderiu aos protestos de junho de 2013 — que começaram como uma mobilização organizada por grupos autonomistas radicais contra o aumento das tarifas de ônibus em São Paulo — até a invasão da capital brasileira, em 8 de janeiro de 2023, por apoiadores de Bolsonaro que se rebelavam contra sua derrota eleitoral, os reacionários tornaram-se a força política dominante nas ruas.

Inicialmente, fizeram isso disputando espaço com os novos movimentos sociais de esquerda, consolidando-se como a força predominante por meio das manifestações contra a então presidente Dilma Rousseff, no contexto da operação anticorrupção Lava Jato. Esse processo culminou no golpe constitucional que derrubou Rousseff em 2016, seguido pela prisão de Lula sob acusações espúrias e pela vitória de Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018.

Já no poder, o pai de Flávio continuou a mobilizar seus apoiadores por meio de manifestações antidemocráticas — que defendiam um retorno a um modelo de governo próximo à ditadura militar e atacavam as instituições democráticas brasileiras, especialmente o Supremo Tribunal Federal —, além de promover motociatas e protestos contra as restrições sanitárias durante a pandemia de COVID-19. Após a derrota para Lula no segundo turno de 2022, seus apoiadores voltaram às ruas, utilizando bloqueios em rodovias — de uma maneira particularmente surreal — para contestar o resultado eleitoral. Nos atos de 8 de janeiro — o equivalente brasileiro ao "6 de janeiro" dos Estados Unidos —, alguns chegaram, literalmente, a defecar sobre os símbolos oficiais da República. Como sabemos agora, isso fez parte de uma tentativa de golpe em um país com um longo histórico de levantes violentos, planejada por um presidente que construiu sua carreira política como defensor de um golpe militar e dos piores crimes cometidos sob a ditadura que governou o país de 1964 a 1985. A trama envolvia o assassinato planejado de Lula, de seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, também conhecido como “Xandão”.

Após o 8 de janeiro, a direita voltou para casa e os golpistas foram presos — com o próprio Jair Bolsonaro acabando por ser condenado. Alguns de seus aliados fugiram do país. As manifestações de rua da direita deixaram de ser uma característica constante da política brasileira. No entanto, isso não enfraqueceu a extrema-direita: o Congresso passou a ser controlado por blocos de direita, e sua visão de mundo continuou a se espalhar por meio da revolução cultural descrita anteriormente. A direita não precisava mais se mobilizar como uma força insurgente. Hoje, ela conta com o PL — partido de Bolsonaro — como a maior força no Congresso.

Todo o campo pró-democracia, incluindo seus elementos de centro-direita e de centro, é visto pelos bolsonaristas como “a esquerda”.

A esquerda, por sua vez, tornou-se a defensora — cada vez mais desgastada — da Constituição pós-1988, agora personificada por Lula. O campo que abrange tanto a centro-direita quanto a centro-esquerda pró-democracia encontra-se bastante esvaziado: pela primeira vez desde o retorno do Brasil à democracia, não houve, no primeiro turno das eleições deste ano, um candidato de centro-esquerda competindo com o PT. A maior parte da esquerda radical — incluindo facções que, anteriormente, eram hostis ao PT — apoia agora, de forma sólida, a candidatura de Lula. Contudo, todo esse campo pró-democracia, incluindo seus elementos de centro-direita e de centro, é visto pelos bolsonaristas como “a esquerda”. Para os apoiadores convictos de Bolsonaro, não há diferença real entre centristas de longa data, como Geraldo Alckmin; o “Xandão” (nomeado para o Supremo por Michel Temer com o objetivo de proteger seus interesses políticos e barrar qualquer tentativa de processo judicial); e comunistas LGBTQ de cabelos coloridos. Para eles, tudo não passa de “o establishment”.

Quem é, exatamente, Flávio Bolsonaro?

Flávio é, hoje, o candidato desse bloco de extrema-direita fortalecido, em virtude de sua linhagem familiar. Se existe alguma diferença real entre Flávio e seu pai — além do fato de Flávio ser um cristão evangélico batizado e nunca ter seguido carreira militar —, é que o filho atuou nos escalões mais altos e corruptos da política do Rio de Janeiro. Lá, ele era bem-quisto e chegou a ser convidado a participar de esquemas ilícitos de maior vulto, ao contrário de seu pai. Flávio parece estar ligado a todos os grandes escândalos de corrupção, enquanto seu pai conseguiu posar de político anticorrupção — simplesmente porque ninguém gostava dele o suficiente para incluí-lo nos grandes esquemas das décadas de 2000 e 2010. Jair contentava-se com a corrupção de pequeno porte, típica de parlamentares de menor expressão.

O melhor amigo de Flávio, um advogado corrupto chamado Willer Tomaz, está envolvido na lavagem de mais de um bilhão de dólares por meio de empresas de apostas online, a serviço de diversos grupos mafiosos. Ele também está profundamente envolvido em um escândalo de fraude contra a Previdência Social que soma bilhões de dólares; Tomaz teria mantido um escritório secreto em um hangar no aeroporto de Brasília para armazenar dinheiro ilícito. Tomaz chegou a levar Flávio para uma viagem de caça na África do Sul e, segundo o astro do futebol Richarlison — que atua no Tottenham —, teria se apropriado indevidamente de uma mansão em uma ilha, imóvel que havia sido adquirido em nome de Flávio, entre outras irregularidades.

Flávio e Tomaz representam uma nova faceta da fusão entre política e crime organizado no Rio de Janeiro. Nesse cenário, máfias paramilitares conhecidas como "milícias", a Polícia Militar (PM) e igrejas evangélicas atuam em conjunto — inclusive com o Comando Vermelho (CV), organização recentemente classificada por Donald Trump como narcoterrorista — em atividades como extorsão, lavagem de dinheiro e na garantia da eleição de candidatos alinhados a esses interesses. Vários aliados próximos de Flávio foram detidos pela Polícia Federal (PF) nas últimas semanas, no âmbito de uma operação que investiga a lavagem de mais de 1,5 bilhão de dólares. Entre eles está Márcio Canella, o segundo deputado estadual mais votado no Rio de Janeiro nas últimas eleições e ex-prefeito de Belford Roxo — uma cidade satélite do Rio, notória pela presença do crime organizado. A mãe de Flávio foi escolhida como candidata substituta em sua campanha. Materiais de campanha de Canella foram encontrados na residência da esposa de um notório chefe da facção criminosa CV (Comando Vermelho), Márcio dos Santos Nepomuceno, mais conhecido como "Marcinho VP". O impacto disso ficou evidente no fato de que Flávio obteve vitória nas áreas do Rio controladas pelo crime organizado.

Caso Flávio Bolsonaro seja eleito presidente, isso representaria a ascensão da máfia carioca à presidência, além de uma vitória para os interesses de Miami e uma violação da soberania do Brasil.

Flávio também mantinha laços estreitos com um dos matadores de aluguel mais notórios da história do Brasil: o falecido Adriano Magalhães da Nóbrega. Ex-integrante do BOPE — a unidade de elite da Polícia Militar do Rio, equivalente à SWAT — antes de ser expulso da corporação por homicídio, Adriano liderava o "Escritório do Crime", um grupo de extermínio de elite que prestava serviços a diversas facções criminosas no Rio. Ele foi apresentado ao clã Bolsonaro por um amigo de longa data da família, o ex-policial militar Fabrício Queiroz. Em 2003, Queiroz e Adriano — que serviam juntos na Polícia Militar — foram acusados ​​de assassinar um suposto traficante na favela Cidade de Deus. Adriano tornou-se instrutor de tiro de Flávio, enquanto Queiroz trabalhava como motorista para ele.

Posteriormente, Flávio indicou Adriano para receber a Medalha Tiradentes — a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro por serviços prestados à sociedade — e contratou a esposa e a mãe do matador para compor sua equipe no Senado, em um episódio sob suspeita de integrar um esquema de "rachadinha" (desvio de salários). O Capitão Adriano e o "Escritório do Crime", bem como suas conexões com o clã Bolsonaro, vieram a público após o assassinato de Marielle Franco — cometido por outros integrantes desse grupo de extermínio —, o que culminou na morte do próprio Adriano durante um confronto com a polícia na Bahia, em 2020; um episódio que, segundo a crença popular, fez parte de uma tentativa de "queimar arquivo", como se diz no Brasil.

Caso Flávio seja eleito presidente, isso significaria a ascensão da máfia carioca à presidência, além de uma vitória para a "Miami imperial" e uma afronta à soberania do Brasil. Mas o jogo chegou ao fim: Lula está em uma posição favorável, e há um debate final marcado para a noite de sexta-feira. Nele, Flávio terá de evitar ou desviar de perguntas sobre a pilha de cadáveres e os escândalos associados à sua trajetória política — e, ainda assim, é provável que isso não seja suficiente para garantir a vitória de Lula. Contudo, como a história demonstrou, se alguém é capaz de realizar uma reviravolta política, esse alguém é Lula, o político mais talentoso a surgir nos últimos cinquenta anos.

Colaborador

Benjamin Fogel é editor colaborador da Jacobin e diretor editorial na Alameda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O guia essencial da Jacobin

A Jacobin tem publicado conteúdo socialista em um ritmo acelerado desde 2010. Aqui está um guia prático de algumas das obras mais importante...